quinta-feira, 29 de abril de 2010

Começam as oficinas do ponto de Cultura!




Começaram ontem, dia 28 de Abril, as oficinas do ponto de coultura do É de lei "Da Rua, Na Rua, Pra Rua". Toda quarta-feira a tarde elas acontecerão, capacitando todos que participarem nos princípios básicos para fazer filmes. As primeiras oficinas serão de fotografia, para todos poderem pensar na composição das imagens. Cada oficina é aberta e se encerram em si, possibilitando a participação de novas pessoas a cada vez, além das que já participam. Acontecerão às quartas-feiras, na nossa nova sala, às 15 horas!!


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Luzes, camêra, ação! Começam as oficinas do Ponto de Cultura É de Lei!



Vão começar, no dia 28 de Abril, as atividades do ponto de Cultura "Da Rua, Na Rua, Pra Rua"! As primeiras oficinas serão de fotografia, para todos poderem pensar na composição das imagens. Cada oficina é aberta e se encerram em si, possibilitando a participação de novas pessoas a cada vez, além das que já participam. Acontecerão às quartas-feiras, na nossa nova sala, às 15 horas! Participem, compareçam, aprendam, divulguem!!!!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Demolição: será que acaba com a cracolândia?


A prefeitura começou o processo de demolição na tentativa de a cabar com a cracolândia e preparar o espaço urbano para ser ocupado por outra população. Segundo relato dos usuários, os agentes ali e os policiais dizem que agora eles vão ter que realmente sair dali. Ontem, intimidados pela ação em volta, estavam todos juntos, fumando em um mesmo grande grupo. Mas será que ações como estas realmente acabam com a cracolândia?
Isso parece muito com o que aconteceu há 5 anos, com a demolição das quadras no entorno da Rua do Triunfo e a mudança do movimento em torno da pedra para duas quadras ao lado.
Nossa grande preocupação, ao trabalhar com os usuários de crack buscando cuidar deles e estimular o auto-cuidado, é perceber que essas ações não lidam com os problemas dos usuários, e não dão o tempo necessário para que os outros serviços ali possam atuar junto a eles. Entendemos que a cracolândia acaba por ser uma territorialidade móvel, que passará a existir nos entornos dos escombros demolidos, por ter ainda usuários querendo fumar, pessoas querendo vender, e enquanto este ambiente fizer sentido para os que ali estão.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

É de Lei na TEIA Brasil!!

Através dos Pontos de Cultura, o Ministério da Cultura pretende promover ações de cultura já existentes com a intenção da ampliação de seu alcance na comunidade onde atua. Atualmente existem mais de 2 mil pontos de cultura no Brasil.
O Centro de Convivência É de lei se tornou um Ponto de Cultura, chamado Ponto de Cultura de Rua, na Rua, pra Rua e tem como proposta conhecer e difundir a Cultura de Rua e a Cultura das Drogas. A proposta é realizar exibições de produções de coletivos de audiovisual e oficinas de formação em vídeo, abordando todos os aspectos necessários para a realização de um filme, como fotografia, roteiro, direção, edição, etc. Assim, nossos usuários poderão retratar suas vidas e questões de forma criativa, mostrando a cultura de rua e em torno do uso de drogas.
De 25 a 31 de março rolou em Fortaleza – Ceará a TEIA Brasil, um encontro de todos os pontos de cultura do Brasil inteiro para realizar redes de troca e vivências múltiplas sobre cultura e ação política.
Nestas datas aconteceram a mostra artística, com apresentações de diversos coletivos de todas as linguagens da arte, e o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura que foi dividido em Grupos de Trabalho (GT) deliberativos. O É de lei, Cultura de Rua teve a participação no GT de Audiovisual que definiu diretrizes para o andamento dos projetos, apesar de considerar muito mais a autonomia destes, e definiu quais seriam as cobranças diante do poder público para melhorar e amploar as ações dos pontos. Esta teia é um espaço de interação muito rico pelo fato de se encontrarem manifestações extremamente diversificadas de todo o país, bom para ver que o Brasil produz cultura de altíssima, profunda e diversa qualidade. Veja fotos e vídeos nos links: