sexta-feira, 19 de março de 2010

Quebra-Nóia: população x usuários


Esta foto foi tirada por nossa equipe durante trabalho de campo na região da Luz mais comumente chamada de cracolândia. Estava na praça Julio Prestes, em frente à sala São Paulo. Aproveito para contar aqui sobre uma entidade que existe por ali, chamada de Paulo Paulada. Desde que iniciamos os nossos trabalhos na região, ouvimos falar dele, e conhecemos alguns que se revezam neste "cargo". Nem sempre ele está por lá, mas vez ou outra volta. Na verdade, por este nome é conhecido pelos usuários de crack (chamados de nóias por ali) os seguranças contratados pelos comerciantes da região para organizar o movimento de usuários em frente de suas lojas. Esta organização é simples: se algum usuário ficar fumando em frente às lojas, leva paulada do Paulo!
Nem todos os comerciantes lidam assim com o dificil movimento dali, sendo que alguns até conseguem estabelecer relações amistosas com os "nóias". As relações, porém, não são muito estáveis, principalmente com as intensas ações policiais que já são rotina na região.
Pode-se entender isso como ações improvisadas para lidar com os usuários, mas que não tem efeito duradouro e aumenta a tensão e a violência no dia-a-dia dali.
Vemos que a situação é dificil para todos os lados ali, mas os prejuízos acabam sendo maiores para aqueles em situação mais precária: as pessoas que fazem uso de crack em situação de rua que ficam por ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário